terça-feira, 4 de outubro de 2011

EU VIVI NO TEMPO DA PIDE!


Venerando de Matos é um investigador da História Local de Torres Vedras.
Há dias desenterrou dos arquivos da Pide, na Torre do Tombo, este relatório. É um documento muito elucidativo sobre o que era Portugal há 50 anos.
Quando vim viver para Torres Vedras, no início dos anos 70, conheci quase todos os homens que o esbirro denunciou neste relatório, como agentes perigosos de subversão: o Dr. Troni, Vitor Cesário da Fonseca, Raimundo Porta, Pedro Fernandes, Adalberto Carvalho, Francisco Ceia...

Não esqueço que estes esbirros da PIDE nunca foram castigados. Antes pelo contrário. No tempo do Cavaco dois deles até requereram e receberam pensões de reforma, pelos bons serviços prestados. Ao mesmo tempo, o capitão de Abril, Salgueiro Maia, era afrontado com uma recusa de pensão.

Que a memória não se apague!

1 comentário:

  1. Também eu vivi no tempo da PIDE e só de me lembrar do número de pessoas inocentemente presas, torturadas e mortas até fico arrepiada. É sempre importante relembrar estes tempos para que elas não caiam no esquecimento e transmitir aos mais jovens quão dura foi a longa noite fascista.Não deixemos que ressurjam numa manhã qualquer!

    Bem-hajas!

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar