quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UM POEMÓRIO




MÃE DOS DESDENTADOS



Juro que vi e ouvi: a Fátima Lopes chamou três concorrentes e contou as histórias deles. Tinham perdido as dentaduras, cada um de sua maneira. Num programa ao fim da tarde na TVI, “Agora é que Conta”. Parece que dá todos os dias




Nossa senhora de fátima lopes

roga por mim que perdi a dentadura

já procurei na sanita e no tanque das termas

nem sei se a vendi em segunda mão



quando fui à loja de penhores

e emprenhei a carteira com trezentos euros

de uma libra antiga uns brincos

e uma pulseira que me tinha dado a minha avó



antes de morrer a pedir que lhe rezasse missas

pela alminha e o jantar já se estava a queimar

olhei as horas ela morreu já sem pulseira

apaguei o lume a tempo  ainda jantei



nossa senhora de fátima Lopes

aqui trago a factura as dentaduras são caras

pela hora da morte nem eu já me lembrava

mas tu podes eu te peço ajuda-me lopes



de fátima senhora da têvê ao fim das tardes

eu suplicante de contas e factura na mão

nem já dinheiro para missas tenho

alminha da minha avó de noite pelos casais



como a outra da mãe do camilo pessanha

que não tinha fátima nem lopes a quem pedir

mal de ser português e precisar de dentadura

eu te suplico  tanto tanto que eu preciso



de voltar a rir-me com a dentadura toda

a encher a boca de dentes branqueados

reluzentes como a pulseira da minha avó

ave fátima lopes mãe dos desdentados

 J. Moedas Duarte

1 comentário:

  1. Boas Festas, Bon Nadal, Feliz Navidad, Merry Christmas,Buone Natale desde España

    ResponderEliminar