segunda-feira, 10 de maio de 2010

OS CRENTES...




O que me causa perplexidade não é a história de Fátima, é o facto de tanta gente acreditar nessa história tão mal contada.
Procurei saber a posição da Igreja sobre o caso e dei-me com este texto de Ratzinger. É o perfeito exemplo da retórica católica. Uma construção que pretende ser intelectualmente credível mas que não resiste a uma análise sensata dos que não têm fé. Os que a têm, acreditam em tudo o que vier da boca dos "representantes de Deus na Terra" - sem se darem conta da enormidade de orgulho e presunção que isso é. E sem perceberem que, guindando-se a um plano tão alto, a queda é mais estrondosa, como se verifica hoje com o escândalo dos padres pedófilos.
A interpretação dos três segredos de Fátima é um delírio de imaginação, com a pretensão de abordagem histórica e de compreensão do que foi o século XX. Como levar a sério tal discurso quando vemos que ele ignora o Holocausto, o horror nazi e a barbárie capitalista? E ao mesmo tempo erige como grande problema da humanidade a "conversão da Rússia"...

Sem comentários:

Enviar um comentário