domingo, 4 de outubro de 2009

POIS...

Eu podia estar calado, não levantava ondas, ia vendo em que "param as modas", sorria para toda a gente. Um gajo porreiro, pá!.
Tinha a vantagem de não indispor os amigos e não arranjar inimigos. Nada como estar calado, concordar com todos, encolher os ombros, sorrir à esquerda e à direita.
Mas não consigo! Caramba, não consigo!
Que interessa isso, afinal? Tantos problemas por esse mundo... Sismos, desemprego, misérias tantas que tudo o mais é frivolidade.

Mas sou eu que vivo dentro de mim. É a mim que tenho de responder. Aqui e em todo o lado. Quem não gostar, que zarpe para longe. Estas considerações que por aqui deixo são o meu caderno, já que deixei de escrever à mão...

Ontem houve um encontro sobre CULTURA E CIDADE, aqui em T Vedras, promovido pela CDU. Não fui mas custou-me não ir. Estavam lá muitos amigos, pessoas por quem tenho consideração e estima. O assunto era atractivo, interessava-me. Então porque não fui?

Cada vez mais, tenho dificuldade em me ver em iniciativas partidárias. Julgo que a razão está no facto de os partidos funcionarem como clubes de futebol. Os adeptos gritam palavras de ordem, pulam, exibem faixas, bandeiras. E mesmo em iniciativas ditas "unitárias" ou abertas a todos, o comportamento é o de "vejam como somos bons, como temos propostas tão originais".
Partido não é, não pode ser! - clube de futebol. Mas em Portugal é. Uma pessoa integrada num partido normalmente não ouve nem vê o que os outros partidos dizem ou fazem, a não ser para criticarem. São incomunicáveis. Não conseguem dialogar a não ser para se refutarem mutuamente. Ou para se atribuirem as piores intenções.
Dentro de cada partido, reina a falta de sentido crítico, a não ser que esteja em causa a promoção pessoal. Exemplos, são muitos, de que Manuela F Leite e a sua aberrante defesa de Alberto J Jardim é apenas um dos mais recentes e chocantes.

Talvez não possa ser de outro modo. Talvez seja a natureza das coisas. Talvez o mal seja meu...

5 comentários:

  1. O combate contra os comunistas é uma "missão" que atinge laivos de incumbência divina e já com quase um século de existência.. e parece, inexplicavelmente, ser uma tarefa sem fim à vista.

    ResponderEliminar
  2. Olá Méon, eu não conhecia o teu blog nem a ti, mas recebo-te com carinho e amizade e desejo mesmo que continuemos sempre mantendo-nos sempre na direção dos nossos sonhos.
    Obrigada pela visita e desde já fica com um beijo meu

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com todo o texto e é lamentável porque é precisamente essa falta de diálogo e comunicação séria entre as várias tendências que tem desinteressado a população em geral pela política e a vida partidária.
    Deixo um abraço e espero que até breve.
    Branca

    ResponderEliminar
  4. Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!

    ResponderEliminar
  5. Um abraço Colega! Vim ver o teu espaço. E compreendo a inquietação...

    ResponderEliminar